Frase do dia: "A humildade é a única base sólida de todas as virtudes." (Confúcio)

Métodos contraceptivos

A escolha de um método contraceptivo eficaz e de confiança deve ser feita de acordo com as necessidades do casal, que podem variar ao longo da vida. Se quer ter a certeza de que está a utilizar o método certo, confira aqui no site.


Camisinha



É uma fina capa de látex, usada no pênis ou na vagina, onde os espermatozóides ficam retidos.

Uso da Masculina
Desenrolar a camisinha no pênis ereto, antes de qualquer contado com a vagina, anus ou boca.

Deve ser retirada do pênis imediatamente após a ejaculação, segurando as bordas da camisinha para impedir que os espermatozóides escapem para a vagina.

Uso da Feminina
Retirar da embalagem somente na hora do uso. Flexionar o anel de modo que possa ser introduzido na vagina. Com os dedos indicador e médio, empurrar o máximo que puder, de modo que fique sobrando um pouco para fora, o que deve permanecer assim durante a relação. Retirar logo após a ejaculação, rosqueando o anel para que não escorra o líquido seminal para dentro da vagina.

Eficácia
Se usada corretamente, sua eficácia é alta, varia de 82 a 97%.

Vantagens
Quase todas as pessoas podem usar; protege contra doenças sexualmente transmissíveis, inclusive AIDS; previne doenças do colo uterino; não faz mal a saúde; fácil acesso.

Desvantagens
Tem custo; é preciso usar uma camisinha a cada relação. O que é uma desvantagem mínima vendo que é o método mais seguro.

Efeitos colaterais
Alergia ou irritação, que pode ser reduzida trocando a marca e tipo e com uso de lubrificantes à base de água.

Contracepção de emergência


Essa é a saída de emergência para mulheres que tiveram relação sexual sem usar algum tipo de método contraceptivo e não querem ficar grávidas.

Modo de usar
A pílula do dia seguinte, que na verdade são duas, uma você toma assim que puder após a relação e a outra no dia seguinte, após 12 horas. De 2 a 5 dias após tomar essas pílulas, você deverá menstruar, (isso para a grande maioria das mulheres, porém, em alguns casos o sangramento poderá vir em até 10 dias); o que significa que você não ficou grávida. Ufa!!! Essa pílula pode ser tomada até 72 horas depois da relação. Porém quanto maior o tempo, menor será sua eficácia. A pílula do dia seguinte só deverá ser usada em casos especiais, como um "acidente" por exemplo. Você não deve fazer o uso constante da pílula do dia seguinte devido ao alto teor de hormônio que ela possui, nem deve substituir o uso da pílula anticoncepcional que seu médico indicou pela do dia seguinte.

Observações
Podem aparecer efeitos colaterais: Náuseas (temporária, cerca de 1 dia); vômitos. Se não apresentar menstruação dentro de 14 dias, procure o serviço médico para avaliar possível gravidez.

Injetável

 

A injeção contém o hormônio de ação prolongada, que evita a ovulação, e conseqüentemente a gravidez.

Uso
Você deve escolher o método mais adequado a você, junto com seu medico. Após a realização de exame físico e Papanicolau,

A injeção é indicada para quem não quer engravidar. Deve ser administrada no início da menstruação, no músculo, e repetida após um ou três meses.

Eficácia
É alta, mais ou menos 97%.

Vantagens
Alta eficácia, comodidade na administração, aumento da proteção para alguns tipos de câncer. Tendência do fluxo menstrual diminuir com o passar do tempo.

Desvantagens
Forma injetável.

Efeitos colaterais
Possível modificação no padrão do sangramento, retenção hídrica, alteração de peso, desconforto, dor abdominal, tontura, cefaléia, fraqueza e nervosismo, osteoporose.

Contra indicações
Em caso de gravidez, ou suspeita de gravidez, amamentação, aborto, alergia a progesterona, sangramento vaginal de causa desconhecida, suspeita de câncer ou de problemas no fígado.

Pílula

A pílula contém hormônios que evitam a liberação do óvulo.

Uso
O médico é quem orienta qual pílula deve ser usada. No caso da pílula combinada, o primeiro comprimido é tomado no primeiro dia da menstruação, ou seja, quando começar o sangramento você toma uma pílula, depois uma a cada dia no mesmo horário, até terminar a cartela. Esperar uma semana e iniciar a cartela seguinte no oitavo dia. A menstruação virá nesse período de intervalo.

Eficácia
É alta, se usada corretamente. Varia de 97 a 99,9%.

Vantagens
Pode ser a redução dos problemas menstruais; não interfere na relação sexual, protege contra algumas doenças ginecológicas inclusive alguns tipos de câncer.

Desvantagens
É preciso disciplina e constância; pode produzir efeitos colaterais como, náuseas, mal estar gástrico, mudança de peso, dor de cabeça, tontura, diminuição das menstruações, acne, dor mamária, sangramento entre as menstruações, alterações emocionais.

Gabriela Machado

Comentários: 0

Postar um comentário