Frase do dia: "A humildade é a única base sólida de todas as virtudes." (Confúcio)

Se segura porque cheguei: Inverno 2011

Três eventos do mundo da moda movimentaram o Rio de Janeiro entre os dias 9 e 15 de janeiro: Fashion Rio, Rio-à-Porter e Fashion Business. Ao todo, foram 51 desfiles para apresentar as coleções para o outono-inverno 2011. Victor Dzenk, Miele e Patrícia Viera escolheram locações clássicas da cidade, como o Cine Odeon e o Copacabana Palace, e deram a largada da temporada de desfile no domingo, dia 9.

No dia seguinte, começaram os desfiles do Fashion Rio no Píer Mauá, com os novos estilistas do grupo Rio Moda Hype (que somam mais duas apresentações coletivas a esse total de desfiles), e também do Rio-à-Porter, feira de negócios que acontece em paralelo ao Fashion Rio e que teve pela primeira vez um calendário de desfiles próprio – com Ellus 2nd Floor, My Philosophy, Basthianna e Armadillo mostrando suas criações no primeiro dia.


Cada um a seu estilo – mais conceitual, como é o caso do Fashion Rio, ou mais comercial e focado nos negócios, como acontece no Rio-à-Porter e no Fashion Business –, os três eventos mostram poder de fogo renovado nesta edição. Na programação, além dos desfiles, há desde shows fechados para convidados, caso do Buena Vista Social Club no Fashion Business, até palestras com as trend-setters Glória Kalil e Costanza Pascolato no Rio-à-Porter, passando pela exposição do Fashion Rio que reverencia a “Alma Carioca” e destaca a arte de Zuzu Angel, estilista que fez da moda uma bandeira durante os anos de ditadura.

As atenções, entretanto, estarão concentradas no que será mostrado nas passarelas. É no desfile que o estilista aposta todas as suas fichas para traduzir suas criações. Daí as trilhas sonoras especiais – Patrícia Viera trouxe a sobrinha Harley Viera-Newton de Nova York para discotecar seu desfile –, o time de tops convidadas, com Carol Francischini, Ana Beatriz Barros, Yasmin Brunet e Aline Weber à frente do pelotão, as fashionistas da primeira fila e as celebridades que costumam causar furor na passarela – caso da GNT (programa de TV por assinatura, canal 41), que tradicionalmente traz os atores globais do momento.

Sob o comando de Paulo Borges, o Fashion Rio trouxe 25 grifes que desfilaram nas salas montadas nos antigos armazéns do Cais do Porto, de 11 a 15 de janeiro, sem falar nos novos nomes que mostraram  seus talentos no Rio Moda Hype, no dia 10. Nomes consagrados como Walter Rodrigues, misturam-se a ícones tipicamente cariocas, como British Colony, Totem, Maria Bonita Extra, Andréa Marques, Alessa e Cantão.


Paralelamente, o Rio-à-Porter, salão de negócios do Fashion Rio, que começou no dia 10 e  termina dia 13 de janeiro, no Píer Mauá, ganhou este ano uma programação de desfiles exclusiva. São dez marcas mostrando suas coleções de inverno para compradores e convidados em um espaço próprio, entre elas Basthianna, Armadillo, Reffinata, Ellus 2nd Floor, Bianca Marques, Juliana Ariza, My Philosophy, Balasarae e a americana Ed Hardy, que veste personalidades como Madonna, sua filha Lourdes Maria e o jogador de futebol Cristiano Ronaldo. (BAFÃO!)

Outra novidade é o Clube VIP, um programa de fidelidade que oferecerá benefícios diferenciados aos compradores, e uma série de palestras exclusivas, sempre às 10 horas. A primeira foi no dia 10, com a equipe do SENAI Moda, seguida pela do WGSN, no dia 12. No dia 13, um bate-papo mais que especial, com as jornalistas de moda Costanza Pascolato e Gloria Kalil, a Deusa da moda, encerra o evento.

Enquanto isso, o Fashion Business, capitaneado por Eloysa Simão, amplia sua coleção de grifes, conquistando novos nomes para seu line-up. Serão ao todo dezesseis desfiles nesta edição, com apresentações dentro e fora da Marina da Glória. Entre as marcas estreantes no evento estão Sacada, Barbara Bella, Oh Boy, Cavendish e Mara Mac, com Lenny se destacando entre as grifes que decidiram voltar às tendas da Marina da Glória, embora sem abrir mão de participar do Rio-à-Porter. Sai ganhando a moda carioca, que se firma como um importante polo de negócios de moda, com duas feiras voltadas para o lado business do setor.

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