Frase do dia: "A humildade é a única base sólida de todas as virtudes." (Confúcio)

Primeiro emprego

E ai pessoal papo hoje é sobre PRIEMIRO EMPREGO, difícil de arrumar, será?

Em épocas de vestibular, cerca de 1,8 milhões de jovens vão escolher uma profissão e dar arrepios no mercado, ou ficarem arrepiados, dando assim o primeiro empurrão rumo a uma vaga nas faculdades.


Apesar de fazerem o exame, a dúvida é presente até o último segundo: dois entre três vestibulandos ainda têm dúvida. Muitos terminam por se inscreverem em cursos diferentes, em várias entidades, deixando a sorte dar a última palavra.

Com 17 ou 18 anos de idade, este é certamente um momento de tomar uma decisão difícil. Grande parte desses jovens, recém-saídos da adolescência, ainda precisa de segurança emocional e vivência. Tem sido assim.

Porém, nestes últimos anos, promover esta decisão vem ficando mais difícil por várias razões. Uma das maiores é que o número de cursos oferecidos, por exemplo, aumentou muito.
Será que, nessa idade, o jovem quer realmente saber de responsabilidade?
Sem contar com, a pressão da família, que acirra as dúvidas cruéis.

Talvez ele queira mesmo, nessa fase, apenas e tão somente, curtir a vida. Como hoje o adolescente deixa a casa dos pais cada vez mais tarde, pode dar-se a possibilidade de trocar de faculdade duas, três vezes.

Talvez o jovem devesse ouvir mais a si mesmo. Àqueles que ainda não fizeram sua escolha, sugiro que iniciem riscando da lista de preferências aquelas opções das quais não gosta.

A opção deve ser resultado do somatório: sentimento + razão. O caminho de um ano de cursinho ou viajar para fora pode ser um interessante fator para obter um tempo para reflexão. Não se deve escolher uma profissão porque se tem facilidade para algumas matérias na escola. A vida profissional é muito diferente de vida de estudante.

Galera! Espero que vocês tenham gostado, primeiro emprego é difícil mesmo não tem jeito à profissão que vamos levar para a vida toda ainda mais. Um grande abraço, até o próximo post.

Diego Sant'Anna,

Valença - RJ

Comentários: 0

Postar um comentário